sexta-feira, 25 de maio de 2007

COMO TEM LUGAR A VERIFICAÇÃO CIENTIFICA DA NATUROPATIA


COMO TEM LUGAR A VERIFICAÇÃO CIENTIFICA DA NATUROPATIA

É evidente que muitas das recomendações naturopáticas do passado alcançaram hoje em dia a verificação científica e no mínimo alcançaram um maior grau de aceitabilidade, não só ao nível da classe médica como, e o que é mais evidente, ao nível do público em geral. Por exemplo, o emprego do jejum e de outras formas de controle dietético (curas de sumos), a inclusão da fibra na dieta, graças aos trabalhos de investigação do Dr. Burkitt na Inglaterra, a eliminação dos hidratos de carbono refinados, os ensinamentos das técnicas de relaxamento e meditação (o Yoga, por exemplo) formam todas elas partes da tradicional prática naturopática, que alcançou ultimamente um maior atrativo entre a profissão médica e terapeutas holísticos. E com o reconhecimento dos descobrimentos modernos em matéria de anatomia e fisiologia, algumas das teorias naturopáticas que até agora pareciam até bem mais vagas, estão a resultar revelando-se ajustadas e preciosas.

A base fundamental da naturopatia é a "vis medicatrix naturae", o mesmo será dizer: O PODER CURATIVO DA NATUREZA, e a moderna fisiologia mostraram de uma forma bem clara a capacidade adaptativa do corpo humano, o papel da doença no processo da recuperação e a importância do nosso sistema imunológico em ativar as defesas contra as doenças sejam elas agudas ou crônicas.
As medidas aplicadas pelos médicos da antiguidade e agora sabemos bem, baseavam-se em facilitar e potenciar os ditos processos. Foi o homem que em sua imensa ignorância abandonou estes métodos, alucinado por um método atual que permitia mais fáceis resultados.Esses métodos naturopáticos foram abandonados não por serem menos válidos, mas porque hoje em dia se julga um método pelos resultados em curto prazo, sem nos preocuparmos com o processo que segue o organismo nem pelos efeitos em longo prazo. Só estudando e entendendo os processos da natureza e as formas pelas quais mantém o equilíbrio corporal dos seres vivos, é que poderemos aprender a alcançar e a conservar a saúde. Há que reconhecer o mérito das aproximações realizadas pelo naturismo para o entendimento naturopático de uma doença e as características persuasivas da natureza, que no fundo é a base filosófica da naturopatia assim como de outro qualquer sistema médico alternativo, baseado nos princípios da vitalização do organismo. A diferença fundamental entre a medicina oficial e a medicina naturopática é que a primeira baseia toda a sua esperança terapêutica em drogas (fármacos) enquanto que a segunda se baseia na capacidade vital do organismo para se regenerar e colabora com este processo auto-regenerativo com uma boa dieta como base para preparar o terreno ótimo para a cura e então ajudar neste processo com reequilíbrio das energias vitais, um auxiliar inócuo como são as plantas, a argila, a água e o sol que nos oferece a própria natureza e que o Criador pôs ao nosso serviço para que ajudemos com eles a reparação e manutenção da sua obra mestra: A VIDA HUMANA.

Nenhum comentário: